quinta-feira, 1 de novembro de 2012

FILME EDUCAÇÃO PROIBIDA

O filme critica a educação tradicional citando a mesma como transmissora de um conhecimento parcial cujo  ensinar é um processo de reprodução simbólica. Mostra a história da escola pública e gratuita e obrigatória ressaltando-a como centro de instrução. As crianças são mostrada como as grandes vítimas desta educação o filme afirma que estudos indicam que entre crianças de 5 anos  98% poderiam ser consideradas gênios e 15 anos mais tarde só 10% mantém a mesma capacidade sendo que a escola mata a espontaneidade e castiga a rebeldia sendo que que ambas características são naturais de um investigador, transformando os alunos em repetidores. A educação é igual a informação que é transmitida até encher os alunos. Sendo que o ser humano sempre aprende o que faz "o que temos de aprender aprendemos fazendo" Aristóteles. O filme mostra as outras possibilidades de aprendizagens apresentando o jogo como um desafio ao desconhecido, conectar as crianças com a natureza, e o educador como ajudador da criança a desvendar e não  impor a resposta. Destaca a importância de respeitar o processo vital da criança uma visão holística com a visão do todo numa educação integral que não significa a quantidade de tempo passada na escola , mostra a ligação da arte com a educação integral. Nessa nova concepção é importante semear ao aluno  a ideia de que ele tem que ser a autoridade em sua própria vida, ela gera uma aprendizagem natural cuidando da alegria e da vontade de viver das crianças a escola não tem o poder e todos os problemas são resolvidos na assembléia , a escolarização não é necessária, é um trabalho contínuo de humildade porque o professor perde o poder de ter o conhecimento, de ser o dono da verdade; A família tem um papel muito importante para as crianças e no mundo atual estamos perdendo o contanto das crianças com a família sendo estas separadas desde muito cedo das mães indo para as creches, o que causa profunda dor à criança, citou casos de família que passam uma hora por dia com seus filhos e não tem estudo que defenda isso. O filme faz um pedido de respeito as crianças, para que possamos não podar sua forma natural de descobrir o mundo e sim ajudar a construir seres humanos mais felizes antes nos tornando felizes sem ficarmos refém desse sistema, porque fomos educados de uma forma repressora e a tendência é repetir, mas tendo coragem e força para mudar.

Um comentário:

Suely disse...

achei o filme muito bom com a proposta de um novo jeito de ensinar com humanidade, democracia, liberdade mas como trabalho na educação sinto no chão da escola a dificuldade de tornar a escola mais democrática, pelo fato de meu cargo ser administrativo e nosso grau de estudo ser menor poucas são as chances de sermos ouvido porque muitos são os que acreditam que não temos nada que contribua para falar pode ser isso que estamos fazendo com nossas crianças, mas por outro lado na prática para ser mudado é muito complicado não basta só sonhar ou só o sonho de um. precisamos de ter um sistema que contribua, dando autonomia e suporte para as escolas ... enfim é difícil, mas estamos aí para contribuir e termino com um pensamento que ouvi de um palestrante recentemente " numa reunião onde dez pensam igual, nove são dispensáveis" eu prefiro enfrentar as consequências de pensar diferente numa sociedade autoritária do que sentir o vazio de não fazer nada.