quarta-feira, 19 de março de 2014

REGISTRO DE APRENDIZAGEM SOBRE O CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO



 

Antes de iniciar a disciplina não conseguia distinguir conceitualmente alfabetização e letramento, com as leituras dos textos e as discussões realizadas até hoje fui adquirindo a base conceitual de cada uma delas e sinto-me apropriando cada vez mais desse conhecimento. Na prática docente é necessário esse embasamento tanto para distinção  do nosso grau de alfabetização e letramento como para a prática de mediação no ato da construção de conhecimento dos educandos atendido por nós, a consciência própria do tipo de letramento que possuo me ajudará a respeitar a posição que a criança ocupa na sociedade por exemplo utilizarei como exemplo o fato de nós adultos estarmos  imigrando para a era digital enquanto que as crianças são nativas dessa era, o grau e a desenvoltura delas nesse meio pé muito maior do que o nosso no sentido de utilização desses meios ou em como operá-los, no caso nosso é preciso que nos apropriamos do sentido de alfabetizar letrando o nosso próprio conhecimento para que possamos utilizar esse conhecimento na nossa prática profissional e na nossa vida como é o sentido do que tenho entendido sobre o que é alfabetização e letramento.

Nenhum comentário: